quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Soul therapy!!!

Como tenho andado muito ocupada, ja havia algum tempo que nao escrevia...(2 dias!!!)
Sera justo dizer que tambem tenho andado um pouco neurotica...

Os exames a amontoarem-se, os essays para escrever e minha sempre interessante pergunta: para que isto tudo?!

Enfim, devo dizer que isso me levou a fazer uma introspeccao "escolar e moral" (nunca pensei vir a dizer que fiz uma introspeccao moral)...

Tenho que dizer, para minha desgraca, que os exames eram relativamente faceis, e que nao vou passa-los simplesmente por temosia minha em nao desenrascar o frances como devia. Acredito que os essays em ingles estao em sintonia com os do ano passado (ou seja, faze-los num so dia) e as notas deverao ser satisfatorias, tendo em conta o grau de esforco.

Posto isto, ha que se explicar porque e que aconteceu uma introspeccao escolar...

Primeiro, porque me dei conta da minha idade e do tempo que ja ando na escola. Ja ando na escola ha sensivelmente 15 anos...
E ainda faltam dois aninhos para acabar o dito MA em Politica!!!

Mas passando isso, e sabendo os motivos que me "levaram" a atrasar a entrada no mundos dos BA e MA, sinto-me contente com as escolhas que tomei.

Ha sensivelmente dezoito meses atras, andava doida por causa de um exame de alemao. Este podia dar cabo da minha vida ou faze-la tomar o rumo que sempre quis... Fez-me a vontade, e deixou-me "correr" atras do sonho!

Quem me conhece ( a minha mana esta apta para dar palestras sobre este assunto tao delicado, mas deveras importante para o melhor conhecimento da humanidade) sabe que as vezes sou muito bruta ( o que eu tento e ser frontal, mas como sou assim um pouco impulsiva, as vezes acontecem situacoes pouco simpaticas). Mas nao e por mal. Sabem tambem que quando meto uma cena na cabeca e ate ao fim, seja ele qual for (outro problema). O ponto central aqui, e que eu quis sair dum "casulo" que existia a minha volta e nada melhor do que viajar e conhecer coisas novas!

A minha cabeca levou-me entao para a Escocia. Estudo numa universidade muito boa, bastante caracteristica e com professores excelentes. Tenho uma sorte do caracas!!
Este ano, como achei que o cantinho escoces, estava a ficar pequeno demais, aventurei-me pela Franca.
Enfim, tenho que dizer que sou dada a aventuras.. e esta tem sido uma aventura e peras!!

A cada ano que passa da minha maravilhosa vida (as vezes, ela nao segue bem por onde quero, no inicio. mas agoracompreendo porque e tento ser paciente...) sinto que estou mais crescida... so nao sei onde! Ainda continuo com 1.50m...

Muitas vezes queixo-me de isto ou aquilo nao esta bem, mas tambem nao tenho feito nada para mudar!
Isso nao e meu!

Entao, decidi pensar nos aspectos positivos da minha escolha em estudar fora do pais...
Descobri entao que afinal as saudades apertam, mas tenho uma familia extraordinaria (incluindo as manas do coracao, que sao a peca fundamental!!!!!!!!) que me tentava puxar para cima, sempre que sentiam que andava em baixo.
Que a adaptacao podia ser complicada, mas que acabaria por ser conseguida. E foi!
Agora o melhor foi entrar numa sala de aula e ver que a razao principal de ter feita essa escolha, tinha valido a pena!!! Num mes, tenho a sensacao que aprendi o que em casa nao aprendi num ano!

Chegado a Franca... Esse mesmo contentamento desapareceu! Tem que ser dito que Franca nao era a minha escolha inicial, mas isso agora nao interessa.. Estou ca, e o que importa e aproveitar!!!
Mas admito que no que toca ao sistema escolar, deixa muito a desejar e faz-me ter muita vontade de voltar a Escocia...
Mas aqui tambem tenho encontrado coisas boas... ou melhor, coisas que eu nao domino e que me fazem ter vontade de dominar e consequentemente, sair em dominio... (eu gosto muito de dominar...)
Exemplo disso e o meu frances... E uma treta total em termos escritos e falados... porque eu percebo-os lindamente... isto tem a sua explicacao. Eu adorava ouvir o Chirac a dar aqueles discursos extraordinarios dos Champs Elisees... ( se bem que as ideias do homem nao sejam as mesmas que as minhas - outra aprendizagem, que admito dificil. Ouvir aqueles que tem ideias diferentes das tuas e nao saltar, mas sim aproveitar isso para utilizacao futura)

A conclusao a que cheguei a fantastica: Adoro a minha santa vidinha, com todos aqueles precalcos (que nestes 3 meses tem sido alguns, com marcas profundas...) e que nao consegui nada disto sem a minha excelente famelga de coracao e de sangue!!!!

Bom, quanto a escolha moral... digamos que ainda estou a digerir... Mas o meu orgulho e horrivel, tal como o receio de prejudicar alguem de quem gostamos (mas que queriamos esconder isso)....
Quando tudo ficar mais claro, escrevo mais...


Agora que se avizinham novos projectos... estou encantada!!!!
Vai ser muito interessante "trabalhar" com a minha mana, e quica, com a minha sobrinha!! :)

E espero do fundo do coracao que mude e faca felizes as pessoas que vao beneficiar desse nosso "trabalho", como nos tem feito e continuara a fazer a nos!!!

Agora, vou tentar por os papeis em ordem, ja que a cabeca parece estar melhorzinha!!!
(realmente a terapia da escrita e deveras interessante... acho que o meu "livrinho" merece uma maior atencao... e espero dedicar-lhe alguma enquanto estiver em casa...)


0 Comments: